segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Homicídio


Sim, é verdade que a matei.
E falo do modo mais franco.
É como se não tivesse acontecido,
foi ontem
mas parece já uma lembrança apagada…

Comecei pelo pescoço.
Ela era forte e foi difícil.
Tive que soltar seu pescoço.
Esmurrei seu colo,
esmurrei a garganta

não lembro se ela gritava
ou o que dizia
enquanto eu espremia sua traquéia
dizendo “fala a verdade!”
por fim
ela desmaiou.
Peguei uma pedra e amassei seu crânio
e ela morreu sem dizer a verdade
que eu tanto cavei.

Ela está morta agora
e eu já não tenho tanta certeza de minhas suspeitas.
O que sei é que a matei, que ela morreu, que está morta.
(Seu velório terá o caixão fechado.)
Eu a matei
e as crianças brincando na rua sequer imaginam,
sequer reparam no assassino que passa
e as nuvens não deporão contra mim
ou a mulher que corta as unhas na calçada
muito à vontade – é domingo.
Por qual motivo a matei?
Parece que não aconteceu
não sinto culpa.
Sou culpado.

Ela morta, o que mais dói –
só o que dói –
é não ter certeza se fui justo,
digo, não sei se aquilo tudo realmente acontecia
ou era só insegurança, impressão, paranóia
culpa.
Penso que a matei para enterrar a dúvida:
“está morta, pronto.”

O que farei agora?
O vazio acabará, eu sei.
Hora ou outra
acabarei me punindo
e a lei chegará
e nada ofuscará a possível certeza que terei
ao perceber que sua morte brutal
de nada adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário