sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Poema imenso




Chega!
Acabou o tempo de meias-palavras
E egoístas metáforas auto-importantes.

Chega!
Acabaram-se as notas miúdas e sem vigor.
Nunca mais a letargia deprimida.
É tempo de ser grande e saudável!

Chegou a hora de levantar e pisar firme.
Não se contentar com menos do que o êxito absoluto!
Daqui pra frente vou enaltecer e parabenizar os amigos sadios e bem-resolvidos
E ao camarada debilitado prestarei meu mais sincero socorro, se assim ele desejar.
Elogiarei frontalmente cada aluno empenhado e talentoso.
Agirei corretamente com o aluno desinteressado, mas já não perderei meu sono com esse.

Estou prestes a completar trinta anos e me sinto melhor do que nunca!
Minha respiração finalmente encontrou seu lugar
E meus órgãos nunca mais foram entoxicados com o álcool.
Tenho feito exercícios (o mínimo necessário)
E é provável que ao me ver na rua, postura ereta, você não me reconheça.

Amigo, se agora canto meu bem-estar
Não é pra te provocar ou causar inveja.
Isso eu juro, do fundo do meu coração sadio.

Acontece que por muito tempo eu me lamentei
Sem perceber que cavava com isso meu próprio leito.
Então, de repente eu me cansei de sofrer, varri os cacos e fiquei de pé.

Estou agora no alto de algum morro e vejo um futuro grandioso à minha frente.
Vamos juntos!
Falaremos de coisas eternas e banais.
Cantaremos eternas e banais canções.
Enfrentaremos tempestades no caminho
Mas, se teremos um ao outro, estaremos bem!

Agora,
Se você me disser que seu caminho não é o da boa vida magnífica
Vou franzir o cenho, olhar no fundo dos seus olhos
E tentar compreender se você diz isso por medo ou resignação.

De qualquer forma,
Pegarei minha mala leve
E partirei sem olhar pra trás.





Nenhum comentário:

Postar um comentário