quinta-feira, 11 de julho de 2013

Osvaldo, ou Pequeno conto sobre ter quase 100 anos

Hoje tem visita, mas a velha não se importa. Não se importa porque já não mais distingue a visita, que é a filha mais nova.
Há cinco anos que a velha já não é dona da própria razão. Há cinco anos a velha pronuncia, clamando, o mesmo nome:
Osvaldo.
O nome Osvaldo tornou-se símbolo de desespero na casa. Desespero da velha moribunda a quem parece necessitar Osvaldo; desespero do bisneto que mal teve contato com a velha e que não tem paciência para com as lamúrias. Desespero da filha mais velha da velha, que é obrigada a suportar tudo isso; que cuida da mãe vegetal como cuidou dos filhos que morreram cedo; que cuida da mãe como a mãe um dia cuidou dela, e revida na mãe vegetal os maus tratos que recebeu.
  
            - Quem é esse tal de Osvaldo que a mamãe tá chamando?
          - Eu não sei, Terezinha, quando eu não dou o remédio e ela fica agitada, só sabe falar esse nome. Ela nunca me falou de nenhum Osvaldo. O papai também não.
            - De certo deve ter sido algum namorado que ela teve na juventude.

A neta da velha – filha da filha mais nova – vem subindo as escadas com o bolo. É aniversário da velha. 96 anos. Da escada é possível sentir o cheiro de urina e fezes que o quarto emana. A neta quase vomita. Para, respira devagar, fecha os olhos, se concentra e segue até o quarto, ao final do corredor, onde estão sua tia, sua mãe e a velha.
“As crianças devem estar chegando”, diz a neta.
A neta tem 46 anos. Dois filhos; um garoto e uma garota que chegam após 12 minutos.
“To aqui em cima”, grita a neta para os filhos, que sobem as escadas contra a vontade, mas não questionam. No caminho, quase vomitam. Param, respiram devagar, fecham os olhos, se concentram e seguem até o quarto, ao final do corredor, onde estão a velha, a avó, a tia-avó e a mãe. Param na porta.
O parabéns é tímido e constrangido e a velha só faz soar “Osvaldo, Osvaldo...”
“Quem é Osvaldo?”, pergunta a neta.

Ninguém sabe. Ninguém conheceu esse Osvaldo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário